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Questionário 1 - Pesquisa Uso do Moodle na Educação Municipal.

Pesquisa para entender como os professores veem a relação deles com plataformas de ensino a distância! 

Seja vem vindo a pesquisa, de forma antecipada agradeço sua colaboração com esta pesquisa cientiffica ! 

 

Atenciosamente 

Cristiano Slveira Silva - Analista de Sistemas 

Existe(m) 20 questão(ões) neste questionário.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Para participantes do Grupo de Professores da rede municipal e IFTM polo Ibiá

Convidamos você a participar da pesquisa: O Uso do Moodle como Ferramenta de Ensino a Distância: Um Estudo Sobre Contribuições Para O Ensino Público No Município De Ibiá. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é criar um curso modelo ou Framework de utilização do gerenciador de cursos Moodle e, realizar treinamento em AVA e avaliar os resultados obtidos para o corpo docente. A assimilação dos demais sistemas de ensino a distância será avaliada não apenas por meio da usabilidade, mas também através da análise das heurísticas de Jakob Nielsen, visando sua contribuição efetiva no ensino no município de Ibiá Sua participação é importante, pois A implementação do Moodle em Ibiá busca modernizar a educação, oferecendo acesso flexível ao conteúdo, especialmente para alunos rurais, visando melhorar a qualidade educacional. Caso você aceite participar desta pesquisa será necessário responder ao questionário 1 (um) a ser respondido antes do curso, e caso participe do curso sobre Moodle responder ao questionário 2 (dois) após o curso, nos locais em https://edu.ibia.mg.gov.br/pesquisa, neste link ficarão disponíveis todos os questionários e em https://ead.ibia.mg.gov.br para acesso a todos os cursos; com tempo estimado de cerca de duas semanas, na data de julho de 2024.

Os riscos desta pesquisa são Os riscos desta pesquisa são baixos, pois não serão identificados os professores e estudantes que se voluntariarem a participar da pesquisa respondendo ao questionário, porém, é possível que haja a perda da confidencialidade dos dados em situações como: roubo, furto ou perdas de equipamentos (notebook, smartphone) e captura dos dados virtuais (e-mail, drive virtual). para minimizar os riscos serão tomadas as seguintes providências nenhum professor ou estudante precisará identificar-se em nenhuma etapa da pesquisa. Para maximizar a segurança dos dados, os pesquisadores comprometem-se a armazenar e manipular os dados coletados em computador particular, protegido por senha de acesso. Ademais, todos os dados armazenados em nuvem contarão com criptografia e serão acessados somente de dispositivos pessoais protegidos com senha. Para que não percamos nenhuma informação as respostas serão armazenadas e depois de analisadas e processadas no contexto da pesquisa seu conteúdo será deletado. Todos os dados serão tratados confidencialmente. O anonimato dos participantes será mantido em todo momento e os dados serão analisados no conjunto de todas as informações.

Espera-se que de sua participação na pesquisa resulte para eles em benefícios como: acesso a melhores recursos pedagógicos que os auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.; assim como contribuir para a pesquisa acadêmica e desenvolvimento local.

Você poderá obter quaisquer informações relacionadas a sua participação nesta pesquisa, a qualquer momento que desejar, por meio dos pesquisadores do estudo. Sua participação é voluntária, e em decorrência dela você não receberá qualquer valor em dinheiro. Você não terá nenhum gasto por participar nesse estudo, pois qualquer gasto que você tenha por causa dessa pesquisa lhe será ressarcido. Você poderá não participar do estudo, ou se retirar a qualquer momento, sem que haja qualquer constrangimento junto aos pesquisadores, ou prejuízo quanto ao resultado da pesquisa e/ou estudo da academia bastando você dizer ao pesquisador que lhe entregou este documento. Você não será identificado neste estudo, pois a sua identidade será de conhecimento apenas dos pesquisadores da pesquisa, sendo garantido o seu sigilo e privacidade. Você tem direito a requerer indenização diante de eventuais danos que você sofra em decorrência dessa pesquisa.

Em caso de dúvida em relação a esse documento, favor entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, pelo telefone (34) 3700-6803, ou no endereço Av. Getúlio Guaritá, 159, Casa das Comissões, Bairro Abadia – CEP: 38025-440 – Uberaba-MG – de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. Os Comitês de Ética em Pesquisa são colegiados criados para defender os interesses dos participantes de pesquisas, quanto a sua integridade e dignidade, e contribuir no desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos.

Eu li e/ou ouvi o esclarecimento acima e compreendi para que serve o estudo e a quais procedimentos serei submetido. A explicação que recebi esclarece os riscos e benefícios do estudo. Eu entendi que sou livre para interromper minha participação a qualquer momento, sem justificar minha decisão e que isso não afetará a relação que estou recebendo. Sei que meu nome não será divulgado, que não terei despesas e não receberei dinheiro para participar do estudo. Concordo em participar do estudo, O Uso do Moodle como Ferramenta de Ensino a Distância: Um Estudo Sobre Contribuições Para O Ensino Público No Município De Ibiá.

 

Contato dos pesquisadores:

Pesquisador(es):

Nome: Cristiano Silveira Silva

E-mail: [email protected]

Telefone: (37) 99137-9306

Endereço: Rua Prefeito Ivo Mendes, 411 apt 501 – centro - Ibiá/MG

Nome: Hugo Leonardo Pereira Rufino

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 99119-4231

Endereço: Av. Doutor Florestan Fernandes, 131 – Universidade. CEP: 38064190 Uberaba/MG 

EM CASO DE RECUSA BASTA FECHAR A JANELA